literatura

A ideia de que a literatura e a poesia tem a capacidade de nos ajudar a afrontar as adversidades da vida já era entendida desde a Grécia antiga. Desse modo, para eles as bibliotecas em especial possuíam um poder curativo. Por isso que poesia e a literatura como um todo, tem a capacidade de nos transportar a lugares jamais antes visitado. Também nos permite confrontar a nossa vida desde um outro ponto de vista.

Porém, vale a pena ressaltar que a literatura ou a poesia por si só, não serão capazes de fazer um indivíduo superar uma depressão. Ou seja, esses tipos de transtornos requerem um tratamento integral e multidisciplinar com uma adequada terapia e um bom estilo de vida. Assim, em conjunto com os benefícios da literatura e da poesia, servirão para mitigar os sintomas da depressão.

Quais são os benefícios da literatura e da poesia para o homem?

De fato, os gregos estavam cheios de razão quando diziam que os livros tinham capacidades curativas. Nesse sentido, logo depois da primeira guerra em um dos hospitais ingleses, muitos soldados com transtornos pós-traumáticos encontraram um grande conforto nos livros.

Apesar de em determinados momentos de nossas vidas nos encontramos presos em situações desagradáveis, a literatura e poesia podem intervir positivamente nesse processo. Por essa razão, quando vivemos em um quadro de depressão os livros são valiosas ferramentas que nos auxiliam na cura ou na mitigação dos problemas relacionados a depressão.

A poesia para dizer o que pensamos e sentimos

Muitos escritores e até mesmos compositores encontraram na poesia, uma maneira de elucidar os seus pensamentos em forma de emoções. Dessa maneira a poesia, com todas as suas métricas, rimas encanta ao leitor e o transporta através da arte a lugares inesperados. Assim, muitos escritores e poetas, narram através de seus textos o seu modo de transitar entre a depressão.

Porém, longe de servirem como um livro de autoajuda, somos guiados através do pensamento empírico do escritor sobre a sua maneira de encarar a sua própria vida. Em outras palavras, cada pessoa deve ser capas de encontrar a sua própria estratégia, a sua razão principal para evadir-se de um precipício, para se motivar e renascer uma e outra vez.

O poder da ficção na literatura

Decerto a literatura faz parte da cultura humana e a ficção é um exemplo da nossa capacidade de imaginar o impensável. Por esse motivo, para os indivíduos que sofrem com algum tipo de depressão, sentir-se preso em um espaço onde nem sempre podem controlar o que pensam representa uma das piores facetas dessa doença.

Nesse sentido, ler ficção nos permite deixar de lado por um instante os nossos problemas para então poder simpatizar com os personagens da história em questão. Dessa maneira, através da leitura podemos logramos conectar com a história. Desse modo, em certas ocasiões somos capazes de entender e refletir sobre nossos problemas desde outros pontos de vista.

Literatura como forma de se descobrir

Apesar de que muitas vezes entendermos a literatura como um refúgio. Na verdade ela se transforma em uma maneira de entender o mundo e a nós mesmos. Assim ela pode ser considerada como uma janela para novas ideias, culturas e estilos de vida.

Em outras palavras, ninguém termina de ler um livro da mesma maneira que começou. Alguma coisa muda dentro de nós e em muitos casos esse algo é responsável pela nossa cura ou pelo auxílio eficaz contra os sintomas da depressão. Em suma, a literatura e a poesia se tornam definitivamente uma fonte eficaz de autodescoberta e aprendizagem.