cantar-publico

Cantar em público pode parecer para muitas pessoas um exercício muito complicado, seja pela timidez natural, pelo medo das críticas ou por outros motivos pessoais, embora acredito que todos eventualmente já tivemos que passar por esse momento de ter que se expor diante de um público para poder transmitir uma ideia, seja por um trabalho na escola, um projeto em uma reunião de trabalho ou talvez um argumento importante em uma mesa de amigos. Sentir aquele frio na barriga pelo medo se sentir exposto e analisado por outras pessoas é completamente normal e não será isso que te impedirá de praticar essa habilidade. Nesse artigo eu vou tentar resumir um pouco do que eu aprendi em alguns anos de estudo como podemos vencer esse medo imaginário que criamos de ser quem realmente somos na presença de outras pessoas.

A importância de ensaiar

Uma das bases de qualquer tipo de técnica na vida em geral é a prática e eu acredito que quanto mais praticamos alguma coisa, mais dominamos aquilo. Ou seja, talvez o seu medo na hora de subir no palco possa vir de uma falta de segurança na sua própria apresentação, porque depois que ensaiamos repetidas vezes nos sentimos totalmente seguros para poder mostrar o que aprendemos nesse período. Então, o ensaio para qualquer cantor profissional deve ser uma rotina diária de trabalho e dedicação, minimamente deveríamos dedicar uma hora diária de ensaio, seja para aprender as notas e os ritmos da música, para memorizar a letra, para treinar a presença no palco e para aperfeiçoar cada detalhe que você ainda não domina à perfeição.

Memorize perfeitamente a canção

Uma das coisas mais importantes para poder executar uma performance ao vivo é dominar aquilo que você quer apresentar, nesse caso a letra de uma música por exemplo. É plausível que quando estamos muito nervosos nos esquecemos de uma ou duas estrofes da letra e por isso é de suma importância estudar bastante antes de se sentir preparado para uma apresentação. Uma importante dica é dividir a música inteira em pequenas partes e que elas possam ter um significado real para você, é muito mais fácil memorizar uma letra quando você entende sobre o que está cantando e isso além de te ajudar a memorizar a letra também enche a sua apresentação de significado.

Controle a sua respiração

Quando começamos a estudar canto nos deparamos com vários tipos de métodos de aprendizado e alguns deles um tanto abstratos porque convenhamos, cantar é uma habilidade que pode ser aprendida como qualquer outro tipo de ofício, mas também é uma maneira de entender o nosso corpo e como ele funciona para exprimir qualquer tipo de som. Por essa razão, um dos grandes pilares para o desenvolvimento da sua técnica de canto deveria ser a respiração. É através do controle perfeito do ar que passa entre as nossas cordas vocais e que as fazem vibrar e emitir aquele som brilhante, com todos os formantes e harmônicos da voz humana, que podemos praticar um maior entendimento das sensações e vibrações que ocorrem unicamente no nosso corpo.

Aprenda a utilizar o seu corpo como um instrumento integral

Outro tipo de erro comum que os jovens aprendizes cantantes acabam cometendo no início de suas carreiras como profissionais do canto é pensar que cantar é simplesmente emitir algum tipo de som pelas cordas vocais. Na realidade quando cantamos emitimos vibrações e frequências sonoras através de todo o nosso organismo, porque cantar implica uma atividade muscular que nasce no meio do seu tronco, passando pelas cordas vocais e sendo amplificado pelas ressonâncias das suas cavidades nasais, orais e de todos os ossos e tecidos da sua cara. Além do mais quando cantamos com a intenção de transmitir uma informação e quando aplicamos todo o nosso corpo nesse mesmo objetivo é definitivamente notável a diferença na qualidade do som, na forma em que cantamos e como atingimos o nosso público.

Seja Espontâneo

Agora, depois de ter passado semanas ou quem sabe meses se preparando e ensaiando para uma apresentação, show, etc. Você já se sente totalmente seguro do que você vai fazer naquele dia porque provavelmente já faz parte de você e está presente de diversas formas na sua memória. Então esse é o seu momento, chegou a hora de aproveitar e ser quem você é de verdade. No dia da sua apresentação, seja espontâneo e deixe-se guiar pela emoção e a intenção da letra, dos acordes, do ritmo e da melodia, confie no seu trabalho e tenha uma excelente e emociante performance.